História





História



A Rede Salesiana de Ação Social é a concretização do sonho de Dom Bosco, sacerdote e educador italiano (1815-1888), que desenvolveu sua ação pastoral em plena efervescência da Revolução Industrial, na cidade de Turim, Itália.

Na juventude, vindo do campo para a cidade, para se sustentar ele tinha exercido os ofícios de sapateiro, alfaiate,  garçom, ferreiro, servente de pedreiro e barbeiro. Uma vez ordenado padre, passou a ensinar essas profissões aos jovens vindos dos vilarejos para  a cidade grande.

Dom Bosco alicerçou seu trabalho educativo naquilo que chamava de Sistema Preventivo: o constante apelo à razão, às forças interiores da religião e à  capacidade de relacionamento  conduzido pelo carinho, criando-se um ambiente educativo em que o jovem fosse protagonista e cumprisse as obrigações com alegria. Com visão de futuro , ele queria formar os jovens para serem aquilo que ele, no seu linguajar, resumia em “honestos cidadãos e bons Cristãos”.

Visionário em pleno século XIX, Dom Bosco sonhou com a cidade de Brasília, da qual por esse motivo é o padroeiro. Enviou o primeiro grupo de seus Salesianos ao Brasil primeiramente para Niterói, em 1882, e depois para a cidade de São Paulo, fundando o Liceu Coração de Jesus, em 1885.
Dando continuidade à sua obra, Dom Bosco fundou a Congregação Salesiana, hoje espalhada por 128 países, nos mais diversos contextos culturais e religiosos.

No Brasil, os Salesianos atuam em obras sociais, escolas, paróquias, universidades e centros universitários, editoras, presença entre os indígenas, casas de formação em 19 unidades da Federação.
No Estado de São Paulo, a Rede Salesiana de Ação Social (RESAS-SP) está presente em 15 municípios, com 48 obras sociais, contando com 1.500 colaboradores e atendendo 23.000 pessoas em diversos serviços: Serviço de Proteção Social Básica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Capacitação para o Mercado de Trabalho – Profissionalização (Centro Profissionalizante Dom Bosco), Programa de Apoio Sociofamiliar e Programa  Jovem  Aprendiz.

Esta Ação Social Salesiana tem merecido, repetidas vezes, o reconhecimento  público através de  prêmios como o Bem Eficiente, o Itaú UNICEF, o CIESP de Responsabilidade Social, a medalha Bandeirantes do Estado de São Paulo, entre outros.